A 13ª edição da START POINT Summit, feira de emprego e empreendedorismo que decorreu na Universidade do Minho, contou com a presença de mais de 12.000 participantes.
Este evento, que aconteceu nos dias 19 e 20 de Outubro, permitiu a quem participou ter um contacto directo com o mercado de trabalho e uma das novidades do evento, a aplicação START POINT Summit, registou mais de 1.300 downloads.
Temas como o “Futuro da Tecnologia”, o impacto da tecnologia e a formatação do ser humano ao redor da mesma foram alguns dos tópicos debatidos, num momento que contou com a participação de Pedro Arezes, Presidente da Escola de Engenharia e Director do Programa MIT Portugal e Rui Monteiro, Coordenador do Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais do Norte.
Pedro Arezes defendeu que a evolução da tecnologia será cada vez mais uma consequência da investigação espacial, sustentando que «a Universidade do Minho prepara-se para oferecer um curso de engenharia aeroespacial que terá um papel fundamental na investigação de questões tecnológicas complexas». Já Rui Monteiro realçou que «os maus professores vão desaparecer» face à necessidade que vai existir em saber comunicar aprendizagens, com todas elas a estarem à distância de um “clique”.
No decorrer da última tarde da feira, muitos foram os estudantes que frequentaram o recinto e que estabeleceram contacto com as empresas. Os estudantes acreditam que «a proximidade disponibilizada por parte de cada empresa», permitiu-lhes esclarecerem todas as dúvidas sobre a sua carreira profissional.
A START POINT Summit ofereceu ainda aos participantes vários prémios no decorrer do evento, através do programa de pré-aceleração de carreiras, em colaboração com a StartUp Braga e de vários concursos que decorreram nos dois dias.