Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
CERTAME

CERTAME -
Feira Franca de Amares com expectativas altas e à espera de 30 mil pessoas

A 80ª Feira Franca de Amares abriu as portas esta sexta-feira e, até ao próximo domingo, espera a presença de cerca de 30 mil pessoas, com o objetivo de fazer com que esta seja a “melhor edição” dos últimos anos.

“Está tudo dentro daquilo que idealizámos e temos bom tempo, o São Pedro está connosco. Esperamos uma Feira Franca que exceda as expectativas e que seja a melhor dos últimos anos”, disse o presidente da Junta de Amares e Figueiredo, Paulo Brito, no momento de abertura.

O autarca apontou à fasquia dos 30 mil visitantes, embora tenha reconhecido que “é sempre difícil quantificar” o número de pessoas que participam nos eventos de um certame que “tem evoluído e tem vindo a crescer”.

Esta edição conta com 25 expositores, que ocupam agora uma área maior do que no ano passado, oferecendo, segundo Paulo Brito, uma “enorme diversidade de produtos locais”, desde logo a laranja de Amares, mas também o vinho, a broa e o mel, entre outros.

ACAUTELAR CRESCIMENTO

Tal como fizera na conferência de imprensa de apresentação do evento, o presidente da Junta de Amares e Figueiredo disse que, tendo em conta a “forma como está a evoluir”, a Feira Franca “vai precisar de espaço” e pediu o apoio da Câmara de Amares no sentido de “salvaguardar uma área” num terreno contíguo para que tal aconteça.

Logo depois, em declarações aos jornalistas, o presidente do município, Manuel Moreira, disse que a “única solução” é utilizar um terreno junto ao centro escolar, onde estão as diversões, que a autarquia está a tentar que seja cedido ao domínio público.

“Estamos a elaborar um Plano de Pormenor, que obriga a que haja cedências para o domínio público. Estamos nesta altura a falar com os proprietários. Se calhar já não vai ser comigo como presidente da Câmara, mas espero que quem vier a seguir tenha essa consciência e determinação. De facto, se este evento quer crescer, tem de ser para ali”, vincou o autarca.

PROGRAMA DIVERSIFICADO

O evento mantém os moldes tradicionais, com a realização dos habituais concursos e exposições agrícolas, a Feirinha das Crianças, o Bolo de Laranja Gigante e a reedição do Desfile D. Gualdim Pais, implementado pela primeira vez no ano passado. Também as Jornadas dos Citrinos, o BTT Rota da Laranja e as corridas de cavalos não vão faltar.

Os concertos de Hélder Batista (esta sexta-feira, 22h00) e de Cláudia Martins & Minhotos Marotos (sábado, 22h00) ajudarão a animar um certame que valoriza os produtos da terra e as tradições.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS