A implementação de um cortejo histórico inspirado em D. Gualdim Pais, sessões técnicas das Jornadas dos Citrinos realizadas no terreno e uma corrida de cavalos a galope, que substitui a habitual corrida de passo travado, são algumas das novidades da 79ª edição da Feira Franca de Amares, que acontece entre os dias 17 e 19 de maio.
No geral, o evento mantém os moldes tradicionais, com a valorização dos produtos da terra, a que se juntam concursos, exposições agrícolas e animação. Ruth Marlene é a cabeça de cartaz no que aos espetáculos musicais diz respeito, com um concerto marcado para sábado (18 de maio) às 22h30, no Largo D. Gualdim Pais.
A cantora junta-se à aposta na “prata da casa” com acuações de Tons d’Amares, John Mendes e DJ Carlos Silva na noite de sexta-feira e de Ai Braguesa e Deluxom na noite de sábado.
Uma das novidades da edição deste ano é a realização de um cortejo histórico, o “Cortejo D. Gualdim Pais”, que acontecerá na tarde de sábado (15h00) e que permitirá recuar ao passado, até ao tempo do cavaleiro templário que de nome ao principal largo da vila de Amares.
Também a habitual corrida de cavalos, marcada para domingo às 14h30, terá algumas alterações: vai ser uma corrida a galope – e não de passo travado – e acontecerá no complexo desportivo do CD Amares.
A Feira Franca continua a integrar diversos concursos, nomeadamente de produtos locais (laranja, vinho, broa e mel), de derivados de laranja e de animais, além da valorização das tradições locais, com um festival folclórico e cantares ao desafio na tarde de domingo.
O programa compreende ainda a realização das VI Jornadas dos Citrinos, que desta vez acontecerão no terreno, através de sessões práticas, quer em Bouro Santa Maria, quer em Amares, para ir ao encontro dos produtores e dos consumidores.
A Feirinha das Crianças, o Bolo Gigante de Laranja, a Rota da Laranja e o Encontro dos Pistões Bike Club são outras atividades programadas.
ATRAIR VISITANTES
Para o presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, a Feira Franca é um “momento importante” para o concelho, permitindo “promover e divulgar” o território, sobretudo os seus produtos locais, como o vinho e a laranja.
“Tem sido feito um esforço imenso para que o evento cresça e a verdade é que nos últimos anos cresceu muito, graças à dedicação e ao empenho das nossas gentes”, enalteceu o autarca, esta sexta-feira, na conferência de imprensa de apresentação do certame.
Na mesma linha, o presidente da Junta de Amares e Figueiredo, Paulo Brito, disse que o cartaz foi pensado para “trazer a Amares gente de todas as idades”, tendo sido implementadas “algumas melhorias” na programação.
“A grande novidade é o desfile D. Gualdim Pais, no sábado à tarde, que vai envolver as freguesias e cerca de 100 pessoas”, destacou o autarca, sublinhando a parceria da Valoriza e da Associação Social de Figueiredo na realização do cortejo.
Paulo Brito espera, ao longo dos três dias de Feira Franca, “milhares de pessoas” em Amares, “graças à diversidade de atividades programadas e ao crescimento que o evento tem tido”. “Venham a Amares, porque o programa promete”, apelou.
A Feira Franca é organizada em parceria pela Junta de Freguesia de Amares e Figueiredo e pela Câmara Municipal de Amares.