“Estas serão as melhores, mais enriquecedoras e diversificadas férias que vão ter”. A afirmação em jeito de desafio foi proferida esta segunda-feira de manhã, pelo vereador do Ambiente, Altino Bessa, às 40 crianças que compõem o primeiro grupo do programa de férias na Quinta Pedagógica.
Até dia 12, 80 crianças, entre 8 aos 12 anos, participam deste programa de férias que se realiza pela sexta vez e que envolve um conjunto de actividades diversas desde oficinas, visitas-guiadas ao património, actividades pedagógicas, desportivas, lúdicas, entre outras.
Altino Bessa salienta a “componente pedagógica” da iniciativa, mas também a “brincadeira e animação em contacto com a natureza e o património”.
O programa arrancou esta segunda-feira, com uma actividade de sensibilização ambiental sobre resíduos em meio urbano, realizada em parceria com a Agere – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga.
Nesta acção, as crianças acompanharam o trabalho dos profissionais daquela empresa municipal e distribuíram panfletos à população apelando à sensibilização ambiental e à separação de resíduos.
Ao longo da semana, os participantes visitam ainda o Mosteiro de Tibães e o Bom Jesus do Monte, participam em vários ateliers na Quinta Pedagógica e no Parque do Picoto e desfrutam de actividades náuticas e lúdicas na Praia Fluvial de Adaúfe.
O primeiro período das ‘Férias da Quinta’ decorre até sexta-feira. Já o segundo é de 8 a 12 de Julho.
O município fornece o almoço, assim como o lanche da tarde. As crianças estarão sempre acompanhadas por monitores, inclusive no horário das refeições.