REGIÃO –  Festa das Cruzes de Barcelos com Dulce Pontes, Agir, Tito Paris e Rão Kyao

REGIÃO –
Festa das Cruzes de Barcelos com Dulce Pontes, Agir, Tito Paris e Rão Kyao

A primeira grande romaria do Minho, que decorre entre 25 de Abril e 6 de Maio, apresenta Dulce Pontes, Agir e Blaya como cabeças de cartaz, mas nomes como Tito Paris, Toy, Daniel Pereira Cristo e Rão Kyao também passam pela Frente Ribeirinha, que este ano é o palco principal.

Na apresentação pública do cartaz, o presidente da autarquia barcelense, Miguel Costa Gomes, referiu que a Festa das Cruzes é “uma festa de Barcelos, para Barcelos e para o mundo, onde o religioso e o profano se mesclam de forma harmoniosa”, dando particular destaque aos feriados 1 e 3 de Maio que são os pontos altos.

PUBLICIDADE

Já o Provedor da Real Irmandade do Senhor da Cruz, Pedro Ferreira, anunciou que este ano vão tentar “trazer para dentro da igreja um pouco da festividade que existe no exterior”.

FOGO PRESO REGRESSA

Uma das grandes novidades desta edição é o regresso do Fogo Preso (dia 2 de Maio), espectáculo pirotécnico que se junta ao fogo-de-artifício do dia 25 de Abril, ao Fogo da Ponte (27), ao Espectáculo Piromusical (30) e ao Fogo do Rio (3 de Maio).

E porque a tradição se mantém, na Festa das Cruzes não faltam as arruadas dos Zés P’reiras, o folclore, as bandas filarmónicas e as rusgas minhotas que, quer no palco da Avenida da Liberdade, quer pelas ruas da cidade, animam os vários dias das festividades.

PROCISSÃO

A Festa das Cruzes tem, ainda, outros momentos marcantes como a Batalha das Flores (dia 1 de Maio, às 15 horas), a feira franca e o extenso parque de diversões instalado no Campo da Feira e recinto anexo, bem como a animação permanente um pouco por toda a cidade. Mas o ponto alto está marcado para 3 Maio, dia consagrado ao Senhor do Bom Jesus da Cruz, que junta na cidade as 89 cruzes das 89 paróquias numa procissão única.

E como continua a aposta em atrair um grande número de jovens à primeira romaria do Minho, o ‘Bamos às Cruzes’ promete animar os foliões com muita música e bares na Alameda das Barrocas, nos dias 26, 27 e 30 de Abril e 2, 3 e 4 de Maio.

Este ano, continua a parceria com a CP – Comboios de Portugal, em que todos aqueles que quiserem visitar Barcelos, nos dias 1 e 3 de Maio, têm um desconto de 30% no comboio regional e inter-regional.