REGIÃO -
Festa do Espumante regressa a Melgaço no fim de Novembro

A Festa do Espumante regressa ao largo do Mercado, em Melgaço, entre os dias 26 e 28, este ano já no modelo presencial e apresentando uma programação intensa, que pretende valorizar os espumantes obtidos no ‘terroir’ de eleição da casta Alvarinho, bem como os produtores e produtos locais de eleição.

A Festa do Espumante reúne no mesmo recinto os grandes artífices dos espumantes de Alvarinho da sub-região, proporcionando aos visitantes a possibilidade de conhecer as mais recentes edições. 

Igualmente representados estão outros produtos melgacenses (fumeiro, queijos, mel, doçaria tradicional, entre outros), com possibilidade de aquisição. O espaço de restauração, em funcionamento contínuo no evento, oferece menus para harmonização.

PUBLICIDADE

Diariamente, o evento recebe no palco provas comentadas que exploram a versatilidade gastronómica dos espumantes de Alvarinho, sessões conduzidas pelo sommelier e wine educator da Revista de Vinhos, Manuel Moreira.

No capítulo do show cooking, três conceituados chefes são protagonistas. Chakall (dia 26, pelas 19h00), Luís Américo (dia 27, 15h30) e Vítor Matos (dia 28, 15h30) apresentam propostas culinárias que têm por base alguns dos ingredientes mais famosos da sub-região, trabalhando-os de um modo criativo.

As noites de 26 e 27 são particularmente animadas com música ao vivo e actuações de DJ’s. Rui Afonso e o DJ Tata integram o cartaz de sexta-feira e, no sábado, é a vez do trio Bruno Pereira, Andréa Domingues e Roberto Martins, seguindo-se pela madrugada o DJ Pedro Simões (RFM).

Festa do Espumante, em Melgaço, tem entrada livre e realiza-se dia 26 (das 11h00 às 02h00), 27 (das 12h00 às 02h00) e 28 de Novembro (das 12h00 às 18h00), no emblemático Largo do Mercado.

 O evento é uma organização do município de Melgaço com produção da EV-Essência do Vinho e o apoio da Revista de Vinhos.