Os finalistas de Design de Produto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresentaram o “Lapisfolies”, um projecto inovador que consiste em peças em folhas de pedra, desenvolvido em cooperação com a empresa “ValueOtimized”, com sede em Aveiro.
Estes resultados do projecto, baseado em 32 protótipos, vão ser apresentados, no próximo mês de Novembro, em Ankara, na Turquia, no âmbito da “Internacional Conference on Tecnology (IConTech)”.
Este desafio foi lançado pelos docentes Ermanno Aparo, Liliana Soares e Manuel Ribeiro e, posteriormente, aceite pelos alunos do curso de licenciatura referido, que aceitaram utilizar a folha de pedra para a aplicar em novos conceitos.
Um dos objectivos deste projecto passava por dar aos alunos a chance de alcançarem a leitura e a interpretação do material, conforme revelou a docente do curso, Liliana Soares.
A mesma sublinhou também que esta iniciativa se tratou de «uma oportunidade de dar a conhecer o material às empresas que colaboraram com os alunos no projecto».
No âmbito do Design do Produto, Liliana Soares acrescenta que «foi utilizada a metodologia da “cross-fertilization”, que permitiu que os estudantes interpretassem as inovações que disputam do mundo da investigação para criarem novos produtos».
Ao todo foram apresentados cerca de 32 protótipos, «muitos desenvolvidos em colaboração com empresas – quer de carácter industrial quer de natureza artesanal – da região do Norte de Portugal, em particular do distrito de Viana do Castelo», concluiu.