A Junta de Freguesia de Fiscal assinou esta quinta-feira, com a empresa que executará a obra, o contrato para avançar com a criação de um centro interpretativo dedicado a António Variações, que será instalado na antiga escola primária da freguesia, que o cantor frequentou.
A obra terá um custo de 175 mil euros, mais IVA, permitindo homenagear o nome maior daquela freguesia do concelho de Amares, como assinalou o presidente da Câmara, Manuel Moreira, que apadrinhou o momento.
“Este dia é um marco importante para o concelho, para a região e para o país, porque António Variações é um ícone nacional”, disse o autarca.
Manuel Moreira sublinhou que a construção deste espaço será “importante” para a freguesia e para o concelho. “Somos um povo com memória, que não se esquece dos seus maiores vultos”, destacou.
A obra deverá começar entre o final deste mês e o início do próximo, tendo um prazo de seis meses para ficar concluído. A inauguração oficial deverá acontecer em junho ou dezembro, por ocasião do aniversário da morte e do nascimento de António Variações.
MEMÓRIA E VALORIZAÇÃO
Conforme “O Amarense” já tinha avançado, o projeto visa a requalificação e transformação da antiga escola, permitindo a construção de um centro interpretativo que valorize a memória do cantor e se assuma como um ponto de atração cultural e turística.
Além da implementação de vários meios digitais, prevê a construção de dois espaços cenográficos tendo por base a vida e obra de António Variações, um alusivo a uma barbearia e outro a um palco, dando aos visitantes a possibilidade de vestir a pele do artista.
Haverá ainda um local de exposição física de vários artigos, nomeadamente peças de vestuário que Variações criou e usou durante o seu percurso, assim como outros adereços que se tornaram icónicos.
A escola primária é propriedade da Junta de Freguesia e situa-se na avenida com o nome do cantor, ao longo da Estrada Nacional 205-3, encontrando-se desativada há vários anos.