Na área de jurisdição do Comando Distrital de Braga, a PSP fiscalizou 668 veículos, tendo sido registado um total de 309 infracções, das quais 58 relativas ao manuseamento do telemóvel durante a condução, no âmbito da campanha nacional “Phone Off – A conduzir não uses o telemóvel”.
A campanha, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu entre os dias 23 de Fevereiro e 1 de Março.
Teve como objectivo alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do manuseamento do telemóvel durante a condução.
A PSP lembra que a utilização do telemóvel, durante a condução, aumenta quatro vezes o risco de ocorrência de acidente de viação.
A distracção ocorre quando duas tarefas mentais, conduzir e utilizar o telemóvel, são executadas ao mesmo tempo o que provoca lapsos de atenção e erros de avaliação.
O uso de aparelhos electrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito das regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.
A coima pelo uso do telemóvel durante a condução varia entre 250 e 1.250 euros, subtraindo três pontos na carta de condução.