Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO (Esposende)

REGIÃO (Esposende) -
Francisco Brás Marques apresenta ‘Poemas da minha vida’ em Esposende

Francisco Brás Marques apresentou este sábado, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, a sua obra mais recente, ‘Os poemas da minha vida’, que integra a colecção com o mesmo nome, editada pela Modo de Ler.

O autor, sobrinho neto de António Rodrigues Sampaio, tem já vários títulos publicados.

Contudo é com a colecção ‘Alguns Livros da Minha Biblioteca e Outras Histórias’, publicada desde 2013, e cujo 8.º volume acabou de ser editado, que tem prestado um verdadeiro serviço público à bibliografia portuguesa, tendo como fonte inspiradora a sua biblioteca particular, onde pontificam numerosos incunábulos e muitas edições raras dos séculos XVI e XVII.

O livro ‘Os Poemas da minha vida’, o 27.º e último volume publicado da colecção, permite conhecer melhor o escritor esposendense, advogado, bibliófilo e homem de cultura, que, para além dos livros, confessa ter como “grandes alimentos do espírito” a música e a poesia. Da poesia greco-romana à contemporânea as suas escolhas e anotações despertam outras leituras.

A apresentação da obra, que contou com a presença do presidente do município, Benjamim Pereira, esteve a cargo de Pedro Brás Marques, sobrinho do autor, que sublinhou que “o que importa é perceber as suas escolhas, dos poetas e dos poemas da sua vida.

Paula Marinho, da editora Modo de Ler, saudou a edição de mais uma publicação e agradeceu aos presentes por “ajudarem a acreditar que a palavra poética é o momento mais permanentemente jovem da literatura”.

Já Benjamim Pereira, lembrando que a autarquia soube reconhecer, em devido tempo, o mérito do autor em vários domínios, da política à cultura, através da atribuição da Medalha de Honra do Município, adiantou que o projecto da Casa-Museu/Museu Etnográfico Manuel de Boaventura vai mesmo avançar e revelou que o município tem garantidos 750 mil euros para alavancar o projecto.

Assegurou também que o Forte de S. João Baptista vai estar também ao serviço da cultura, integrando o Museu dedicado a D. Sebastião, o Achado do Naufrágio de Belinho, bem como um espaço expositivo, sendo que para a concretização do projecto o município conseguiu um financiamento de 2,5 milhões de euros.

Refira-se que o primeiro volume da colecção ‘Poemas de Minha Vida’ tem a assinatura de Mário Soares, seguindo-se nomes como Diogo Freitas do Amaral, Marcelo Rebelo de Sousa, Vasco Graça Moura, Ramalho Eanes, Francisco Pinto Balsemão, Eduardo Lourenço, entre outros, permitindo, deste modo, conhecer melhor não só a poesia, mas também a pessoa que assina a selecção literária.

[email protected]

 

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS