Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Garrafa em forma de orca ‘made in’ Politécnico de Viana vence prémio internacional Green Product Award

João Mendes, ex-aluno do curso de mestrado em Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), venceu o prémio internacional Green Product Award, com uma garrafa em forma de orca.

“Não estava nada à espera e quando vi o e-mail fiquei muito feliz. Quando não estamos a contar é quando sabe melhor”, confessa João Mendes, lembrando que se inscreveu “sem grandes expectativas de vencer uma vez que se trata de uma competição internacional”. 

O certo é que a garrafa em forma de orca desenvolvida no âmbito do projecto Refill H2O venceu uma das categorias deste prémio internacional.

“Pode ser que o prémio sensibilize os investidores a apostarem na garrafa e quer se consiga implementar esta segunda garrafa do projecto no Politécnico de Viana do Castelo”, apela João Mendes, enaltecendo o facto da Smartbottle Refill_H20 ser agora “um produto de valor internacional”.

 Este prémio acaba também, ainda nas palavras do ex-aluno, “por ser mais uma prova do bom trabalho que se faz no Politécnico de Viana do Castelo e no curso em particular”. João Mendes espera agora “encontrar parceiros para investir na produção dos moldes das garrafas, que são muito caros e específicos”.

Ainda no âmbito do Green Product Award, a garrafa inteligente, criada por João Mendes, ficou em 6.º lugar no prémio Público.

A garrafa que esteve a votação no concurso internacional transmite visualmente a ideia de uma orca, “pelo facto de se tratar de um dos animais marinhos que mais sofre com a poluição dos oceanos, especialmente pelo excesso de plástico existente”, justifica. 

João Mendes destaca o sofrimento deste animal marinho para a base e conceito no desenvolvimento do protótipo da garrafa.

O designer deixa o alerta: “a forma da garrafa pretende sensibilizar para as consequências que o excesso de plástico no oceano faz por exemplo nestes animais marinhos, que não se estão a reproduzir o que pode levar, muito em breve, à sua extinção”. 

Tratou-se de um “processo de muito desenho e de muita investigação”, que passou por, em primeiro lugar, “conhecer muito bem” o público-alvo, ou seja, a comunidade IPVC. “Apresentamos 24 garrafas à equipa RefillH2O e a escolha foi a garrafa em forma de orca”, conta João Mendes.

 O prémio é entregue numa cerimónia em Munique, na Alemanha, no próximo dia 18.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS