Com a visão de um turismo cada vez mais sustentável para o Gerês, vários especialistas e parceiros do território reuniram-se no Auditório Municipal de Terras de Bouro para o “Fórum Gerês 2023 – Turismo e Sustentabilidade”. E os números mostram um crescimento exponencial na procura pelo Gerês. Só em 2022, registaram-se 150 mil dormidas.
O evento, que contou ainda com a presença de especialistas, académicos e representantes de entidades públicas e privadas, serviu para apresentação e discussão de temáticas diretamente relacionadas com o desenvolvimento turístico, como sendo a sustentabilidade e a certificação dos destinos, a educação, formação e qualificação de recursos humanos, o marketing, comercialização e venda de produtos turísticos e o turismo na Natureza.
No evento, o vereador do turismo do Município de Terras de Bouro, António Cunha, apresentou uma análise sobre a importância económica do turismo no concelho.
150 MIL DORMIDAS EM 2022
Os dados apresentados revelaram um aumento de 200% no número de dormidas nos últimos 10 anos, totalizando cerca de 150 mil dormidas em 2022.
O turismo de natureza é um dos principais motores deste crescimento, representando cerca de 50% das dormidas no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O vereador também apresentou os objetivos e o plano estratégico do município para o setor, bem como as obras e os projetos planeados e/ou realizados, o plano de comunicação e de promoção do território, sublinhando a importância das parcerias com diversas entidades.
O “Fórum Gerês 2023 – Turismo e Sustentabilidade” foi organizado pela associação Gerês Viver Turismo, com apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro, entidades que estiveram representadas pelos respetivos presidentes, José Arriscado e Manuel Tibo.