A GNR anunciou esta segunda-feira a detenção de um homem de 25 anos, no concelho de Amares, por ter “pendente um mandado de detenção para cumprimento de uma pena de prisão efectiva por homicídio negligente”. Trata-se do cidadão espanhol que foi esfaqueado por outro homem, de nacionalidade brasileira, numa pensão em Caldelas.
Em comunicado, a GNR refere que, no âmbito de uma ocorrência envolvendo uma situação de agressões com recurso a arma branca, no dia 13 de Outubro, em Caldelas, no concelho de Amares, os militares “deslocaram-se rapidamente para o local onde constataram que o homem de 25 anos tinha sofrido um ferimento no ombro esquerdo, decorrente da agressão realizada por parte de um suspeito de 38 anos com recurso a uma arma branca, motivo que levou à sua detenção”.
“A vítima foi encaminhada para o Hospital de Braga, tendo-se constatado dificuldade na obtenção da sua identificação, uma vez que o cidadão não tinha documentos na sua posse. Face ao nervosismo apresentado pela vítima e o facto de não pretender prosseguir para procedimento criminal, aliada à escassez de dados apresentados, suscitou diversas dúvidas quanto à sua identificação, tendo a patrulha permanecido junto da vítima enquanto era prestado apoio médico e apurado que devido ao seu quadro clínico teria de permanecer alguns dias internado”, acrescenta.
Segundo a GNR, no decorrer da acção, “foram realizadas diligências junto da congénere Guardia Civil, do Reino de Espanha, no sentido de apurar a identificação da vítima, tendo sido possível apurar a sua identificação e que o suspeito tinha pendente um mandado de detenção para cumprimento de uma pena de prisão efectiva por homicídio negligente”.
“Sob o mesmo existia indicação Schengen para que fosse detido e extraditado por condenação em Espanha”, sublinha.
O detido foi presente no Tribunal da Relação de Guimarães e conduzido ao Estabelecimento Prisional do Porto onde irá aguardar pela conclusão do processo de extradição.