O Comando Territorial da GNR de Braga realizou um conjunto de acções no distrito, de 30 de Dezembro a 5 de Janeiro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, a fiscalização rodoviária, entre outras, tendo sido registada a detenção de 30 pessoas em flagrante delito durante as operações.
Desse total, 12 foram detidos por condução sob o efeito do álcool, seis por condução sem habilitação legal e três por tráfico de estupefacientes.
Durante as operações foram ainda apreendidas 37 doses de haxixe, 28 doses de cocaína, sete doses de canábis, sete comprimidos de anfetaminas, um computador, um telemóvel, uma consola de jogos, um tablet, uma bicicleta BTT e 225 euros em numerário.
Ao nível do trânsito e ao longo da fiscalização foram detectadas 482 infracções, destacando-se, 166 por excesso de velocidade, 63 por condução sob o efeito de álcool, 15 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução e 13 por falta ou incorrecta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.
Quanto à sinistralidade foram registados 117 acidentes, dos quais resultaram 41 feridos leves.
Na Fiscalização Geral foram levantados 63 autos de contra-ordenação, 41 deles no âmbito de legislação policial, 15 no âmbito do consumo de produtos estupefacientes e sete no âmbito da legislação de protecção da natureza e do ambiente.