A Guarda Nacional Republicana (GNR) levou a cabo um conjunto de operações no distrito de Braga, na semana de 16 a 22 de Maio, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta e à fiscalização rodoviária.
Dessa operação, foram detidos 35 sujeitos em flagrante, onde a força policial destaca 14 por condução sob o efeito de álcool, seis por condução sem habilitação legal, três por tráfico de droga e um por posse de arma proibida.
No que diz respeito às operações no trânsito, a GNR destaca que, nas suas acções de fiscalização, foram detectadas 428 infracções. Desses incumprimentos, 52 deveram-se a falta de inspecção periódica obrigatória, 42 por falta de utilização de cinto de segurança e 26 por excesso de velocidade.
Ainda no capítulo do trânsito, foram registadas mais 20 ocorrências por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 18 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução e 11 por falta de seguro de responsabilidade civil.
Para além disso, a nível da sinistralidade, foram registados 131 acidentes, dos quais resultaram cinco feridos graves e 45 feridos leves.
Por fim, na vertente da fiscalização geral, a GNR informa que passou 49 autos de contraordenação, com 23 deles a surgirem no âmbito da legislação de protecção da natureza e do ambiente. Ainda neste capítulo, surgiram 18 contraordenações no âmbito de legislação policial e oito a nível do consumo de produtos estupefacientes.