A GNR realizou, para além da sua actividade operacional diária, um conjunto de operações em todo o território nacional, entre as 20h de sexta-feira e as 8h deste sábado, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, a fiscalização rodoviária, entre outras. Durante as operações foram detidas 53 pessoas em flagrante delito.
Desse total, 27 foram detidos por condução sob o efeito do álcool, 17 por condução sem habilitação legal, 3 por resistência e coação, 2 por desobediência, 2 por tráfico de estupefaciente, 1 por posse de arma proibida e 1 por ofensa à integridade física.
Ao longo das acções foram ainda apreendidas 20,93 doses de Liamba, 12,72 doses de Haxixe e 1 arma proibida (bastão extensível).
Ao nível do trânsito, durante a fiscalização, foram detectadas 607 infracções, destacando-se, 436 por excesso de velocidade, 59 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 43 por falta de inspeção periódica obrigatória, 32 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 27 relacionado com iluminação e sinalização, 18 relacionadas com tacógrafos, 12 relacionado com uso indevido de telemóvel e 10 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
Quanto à sinistralidade foram registados 17 acidentes, dos quais resultaram 2 feridos leves.