A GNR identificou e constituiu arguido um homem de 43 anos por maus-tratos a animais de companhia, no concelho de Terras de Bouro, anunciou esta quinta-feira a força policial.
Em comunicado, a GNR refere que a operação foi feita por militares do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), “no âmbito de uma investigação que decorria há cerca de três meses por maus-tratos a animais de companhia”.
“Os elementos do SEPNA recolheram indícios de que numa residência se encontravam canídeos sem as mínimas condições de bem-estar animal. Assim, foram realizadas as diligências necessárias e foi dado cumprimento a um mandado de busca que culminou com a apreensão de seis canídeos, quatro dos quais juvenis, que foram recolhidos e avaliado o seu estado etológico pela autoridade veterinária municipal”, acrescenta o comunicado.
O suspeito foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Verde.
“A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas”, conclui a GNR.