A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica a partir de amanhã, até 28 de Maio, a fiscalização da condução sob influência de álcool, com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária e aumentar o sentimento de segurança dos utentes da via.
As acções de fiscalização serão direccionadas para as vias onde as infracções por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação, estando empenhados militares dos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito.
Desde o início do ano e até ao dia 13 de Maio, foram fiscalizados cerca de 540 mil condutores, tendo sido registados 8 239 excessos de álcool, dos quais 3 332 exerciam a condução com uma taxa crime igual ou superior a 1.2 gramas por litro (g/l).
A condução sob a influência do álcool é uma das principais causas da sinistralidade rodoviária grave em Portugal, sendo que o risco de envolvimento em acidente mortal aumenta quanto maior for a concentração de álcool no sangue.
- 0,50 g/l – o risco aumenta 2 vezes;
- 0,80 g/l – o risco aumenta 4 vezes;
- 0,90 g/l – o risco aumenta 5 vezes;
- 1,20 g/l – o risco aumenta 16 vezes.
Perante estes números, a GNR continuará a intensificar acções de fiscalização no âmbito da condução sob a influência do álcool, no sentido de reduzir o número de vítimas nas estradas.