A GNR anunciou, esta segunda-feira, que resgatou 17 pessoas, 16 das quais migrantes, ao largo do Cabo Gata, a sudoeste de Almería, em Espanha.
Em comunicado, enviado às redacções, a autoridade referiu que o resgate ocorreu no passado sábado, 22 de Junho, no “âmbito de uma acção de patrulhamento”, na qual foi “detectada uma embarcação com 17 pessoas a bordo”.
Os militares deslocaram-se “de imediato” para o local com a lancha de patrulhamento costeiro ‘Bojador’ até à “pequena embarcação de fibra”, mas esta “encetou a fuga”.
“Com o apoio da Guardia Civil espanhola, foi possível efectuar a intercepção da embarcação, tendo sido detido um facilitador, sendo os restantes 16 migrantes, todos homens, transportados para o Porto de Almería”, lê-se na nota.
O resgate ocorreu no âmbito da operação ‘INDALO 2024’, que teve início a 12 de Junho e prolonga-se até 7 de Agosto, “sob a égide da Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira (FRONTEX)”.
O principal objectivo é “actuar na vertente da vigilância fronteiriça, controlo de fluxos de imigração irregular, combate à criminalidade transfronteiriça, reforço da cooperação europeia ao nível de Guarda Costeira e apoiar operações de busca e salvamento”.