O cabo da GNR Tiago Martins, natural da freguesia de Vilar da Veiga, em Terras de Bouro, desempenhou funções de elemento policial em Medininkai – Lituânia, na fronteira terrestre com a Bielorrússia, no âmbito da missão da Frontex – Operação Conjunta Terra 2022.
Segundo uma publicação do Comando Territorial de Braga da GNR, onde o militar está colocado, «o objectivo da operação é reforçar o controlo nas fronteiras terrestres da União Europeia (UE), ajudar os países na luta contra a criminalidade transfronteiriça e reforçar a segurança interna da EU».
«A Operação Terra ajuda os Estados-Membros a combater o tráfico de migrantes, o tráfico de seres humanos, o tráfico de droga, a identificação de veículos roubados, a fraude documental e o terrorismo», refere.
O Comando de Braga acrescenta que «o cabo Tiago Martins teve como missão principal a detecção de veículos furtados bem como a identificação de outro tipo de criminalidade transfronteiriça, sendo o serviço desenvolvido nos pontos de fronteira legalmente instituídos».