Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO -
Governo assina contrato com o BEI para financiar obras em escolas. Amares na expectativa

O Governo assinou um acordo de financiamento com o Banco Europeu de Investimento (BEI), que ronda os mil milhões de euros, para permitir a realização de obras em várias escolas. A Câmara de Amares espera que seja agora possível intervencionar a Escola Secundária.

De acordo com o Jornal de Notícias, o contrato entre o Governo português e o BEI foi assinado esta semana com o objetivo de fazer com que a verba chegue a mais estabelecimentos do que o definido no acordo com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) há dois anos.

Com este empréstimo através do BEI, que se junta às verbas já atribuídas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ou no quadro Portugal 2030, o objetivo é que o financiamento abranja um total de 499 escolas em vez das 451 previstos no acordo assinado entre o anterior Governo e a ANMP.

O JN refere que as escolas vão ter de se candidatar às verbas para obras de requalificação, ampliação ou mesmo para novas construções. A intenção, ainda segundo o jornal, é que esta lista integre agrupamentos de todas as comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR), nomeadamente do interior do país ou regiões menos desenvolvidas economicamente.

AMARES AGUARDA

Ainda antes de ser conhecida esta informação, na última reunião de Câmara de Amares, realizada na quarta-feira, a vereadora do PS, Valéria Silva, pediu um ponto de situação sobre o processo da Escola Secundária.

Na ocasião, o presidente da autarquia, Manuel Moreira, disse que o município avançará assim que tiver luz verde da tutela quanto ao financiamento. “Gostava de ainda ser eu a pôr a obra a concurso”, afirmou o edil.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS