A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado foi recebida esta terça-feira pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, no Brasil, onde se encontra, até este sábado, para partilhar boas práticas e conhecimentos na área da inovação no sector público.
No encontro, que contou ainda com a participação da Celepar, empresa pública de tecnologia de informação, foi apresentado o projecto ‘Chamada Inteligente’, desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual da Educação e que consiste no controle de frequência de alunos em sala de aula por reconhecimento facial ou de experiências de tecnologia no sector agrícola e de desenvolvimento rural.
A vereadora da Câmara Braga, Olga Pereira, invocando o exemplo da Startup Braga, afirmou que “é necessário auxiliar a conversão do conhecimento e investigação aplicada em ideias de negócio lucrativas tantos para os empreendedores como para a sociedade como um todo”.
“Se as empresas têm efectuado uma constante aposta na inovação o sector público deve acompanhar este esforço para obter os melhores resultados para os seus territórios e comunidades”, disse.
Já Mário Constantino Lopes, vice-presidente da CIM Cávado e presidente da Câmara de Barcelos, referiu a necessidade de “olhar para temas como a recolha de resíduos urbanos, a transformação energética ou a integração de alunos em contexto de sala de aula, como temas prioritários quando falamos de soluções inovadores e de base tecnológica”.
A missão minhota ficou ainda a conhecer um sistema de inovação, que opera dentro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, denominado Hotmilk, que capacita e presta consultoria a empresas e Startups com o objectivo de promover soluções inovadoras, empreendedoras e de base tecnológica. Esta entidade tem mais de 100 startups e empresas residentes e realizaram, no ano de 2023, mais de 380 eventos neste hub.
PROTOCOLO
Mário Constantino Lopes aproveitou o encontro para entregar o protocolo de cooperação entre a CIM Cávado – Braga, Barcelos, Esposende, Vila Verde Amares e Terras de Bouro – e o Governo do Paraná, focado na parceria estratégica que visa “o desenvolvimento de novas respostas aos actuais desafios do suporte ao ecossistema de inovação e empreendedorismo, cuja importância poderá ser relevante no âmbito da actual Estratégia Nacional para os Territórios Inteligentes”.
A missão ao Brasil tem como objectivo a troca de experiências, partilha de boas práticas e conhecimentos relacionados com este sector. Integrar a região do Cávado em redes e organizações internacionais que actuem neste domínio, bem como potenciar e valorizar a região e os seus produtos estratégicos, tem sido uma prática da CIM Cávado nos últimos anos.
Além dos autarcas de Braga e Barcelos e do secretário executivo da Comunidade, Rafael Amorim, também Benjamim Pereira (Esposende), Júlia Fernandes (Vila Verde), Manuel Moreira (Amares) e Manuel Tibo (Terras de Bouro) integram a missão.