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Governo revela 15 medidas para aumento da rede de Espaços Cidadão

O primeiro-ministro apresentou esta terça-feira um programa de 15 medidas base para combater a nova burocracia digital requerida em serviços públicos, e para uniformizar e simplificar procedimentos na máquina do Estado no atendimento de cidadãos e de empresas.

Em declarações aos jornalistas, Montenegro assumiu que actualmente “corremos alguns riscos”, devido à “aparição de uma nova burocracia digital”. Assim, as medidas apresentadas têm como objectivo “facilitar a vida” aos cidadãos.

Montenegro antecipou as críticas da oposição e garantiu que “tudo aquilo que foi anunciado e não foi feito, para todos os efeitos não existe. E, se não existe está a ser feito de novo”.

“Os famosos Power Points não se esgotam com a contemplação do seu conteúdo”, afirmou.

A ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, começou a sua intervenção por referir que o Governo tem como objectivo “utilizar o digital quando isso simplifique”.

LOJAS E ESPAÇOS CIDADÃO

Um dos objectivos das medidas passa pela reactivação, já em Setembro, do Conselho Consultivo da AMA. O Governo pretende alargar, até 2026, em 23 lojas a actual rede de Lojas do Cidadão, atingindo um total de 95 lojas em território nacional.

O Executivo quer ainda aumentar em 253 Espaços a actual rede de Espaços do Cidadão.

PORTAL GOV.PT

Margarida Balseiro Lopes mencionou ainda que a partir de Setembro os portugueses terão “um ponto único de entrada em cada canal”.

A ministra da Juventude e Modernização anunciou o nascimento de um novo portal – gov.pt – que incluirá todos os serviços do Estado e que substituirá todos aqueles que já existem.

A ministra especificou seis das 15 medidas do Governo:

Criação de um serviço integrado na rede de atendimento para os imigrantes que solicitarem de uma só vez todos os números identificadores, como NIF, NISS e NNU;

Desmaterializar o Boletim de Saúde da Grávida;

Reformulação do processo de pedido de subsídio parental inicial, com recepção proactiva de informação sobre o nascimento e registo de um bebé;

Novo serviço ‘Perdi a Carteira’, através da aplicação gov.pt, passando a ser possível a solicitação de segundas vias de documentos perdidos ou furtada;

Fim dos pedidos de documentos habilitantes na contratação pública;

Expansão das Lojas e dos Espaços do Cidadão.

Relativamente à última medida, Margarida Balseiro Lopes anunciou ainda que o Governo pretende inserir espaços de apoio na rede consular, como hospitais, instituições de ensino superior e autarquias.

O Executivo prevê ainda a existência de 24 espaços móveis em carrinhas eléctricas.

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