O Governo revelou esta sexta-feria o prolongamento das actuais regras em vigor no plano de desconfinamento e que só serão reavaliadas e definidas as novas regras no próximo dia 1 de Abril. Em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, apontou que «o Governo hoje decidiu de forma eletrónica prorrogar o actual decreto até 5 de Abril e decidir apenas quais são as regras a partir de 5 de Abril no próximo dia 1 de Abril».
«Significa que vamos decidir com base em dados mais actuais e mais próximos da realidade nesse dia. Esta é uma decisão de cautela e de alerta quanto ás condições que temos de garantir para poder prosseguir o plano de desconfinamento», acrescentou.
Mariana Vieira da Silva disse ainda que Portugal se encontra actualmente com uma incidência acumulada a 14 dias de 67,7 casos por 100 mil habitantes e um índice de transmissão (Rt) de 0,81.
«O percurso mostra que temos condições para continuar o plano de desconfinamento, mas também mostra que nos temos aproximado de forma significativa do Rt igual a 1 e que, portanto, precisamos de ter cautela na continuação do plano de desconfinamento», explicou.
PROIBIÇÃO DE CIRCULAÇÃO ENTRE CONCELHOS
A Ministra destacou a continuidade da proibição de circulação entre Concelhos em vigor até 5 de Abril, alertando que pelo facto do país se encontrar na “zona verde” da matriz apresentada pelo Primeiro-Ministro, António Costa, no plano de desconfinamento, isso «não quer dizer que estejamos livres e que todas as actividades estejam abertas».
«As regras são exatamente as mesmas com que vivemos hoje, incluindo-se o prolongamento da proibição da circulação para fora do Concelho, que vigora desde as 00h de hoje até às 23h59 do próximo dia 5 de Abril. O decreto é em tudo o resto igual», esclareceu Mariana Vieira da Silva.