SAÚDE

SAÚDE -
Gripe e Covid: Vacinação para mais de 60, doentes crónicos e residentes em lares

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Pessoas com mais de 60 anos, os residentes em lares, os profissionais de saúde e os profissionais que trabalham em lares e as pessoas com menos de 60 anos, mas que têm doenças crónicas. São estes os critérios de elegibilidade para a vacinação da gripe e Covid-19, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A expectativa dos serviços públicos de saúde é conseguir vacinar entre 2 e 2,5 milhões de pessoas, assegurando que haverá vacinas suficientes para todos os que quiserem ser vacinados.

As farmácias vão administrar pela primeira vez este ano a vacina contra a Covid-19, que será dada em simultâneo com a vacina da gripe.

«Queremos que o processo de vacinação das farmácias seja muito simples e só tem este critério da idade», avança  o subdiretor-geral da Saúde, André Peralta Santos, citado pela agência Lusa.

Para a vacinação no Serviço Nacional de Saúde, serão elegíveis as pessoas com menos de 60 anos com doenças crónicas.

Relativamente aos residentes em lares, o subdiretor-geral da Saúde avançou que a vacinação será feita no local por profissionais do Serviço Nacional de Saúde, um processo que também será «muito semelhante ao ano passado».

Segundo o responsável, a vacina da gripe «é um pouco diferente, é uma vacina da gripe reforçada», mas a da covid-19 é exatamente a mesma, sendo administradas nos lares para «facilitar a vacinação quer dos utentes, quer também dos profissionais que aí trabalham».

Quanto ao agendamento da vacinação, André Peralta Santos disse que se pretende que seja «o mais simples possível» para as pessoas que têm mais de 60 anos, em que a recomendação é que a vacinação seja feita na farmácia.

Estes utentes podem agendar diretamente na sua farmácia de proximidade e estará também disponível uma plataforma de agendamento centralizado, onde podem marcar a data e a hora da vacinação.

Os que têm menos de 60 anos, mas têm uma doença crónica, e cuja recomendação é serem vacinados em unidades do Serviço Nacional de Saúde vão receber uma convocatória, através de SMS, como habitualmente, para agendarem a sua vacinação.

[email protected]

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS