58“Venturas & Desventuras” é como se intitula o espetáculo de teatro de revista que será apresentado no próximo dia 26 de julho, às 21h30, na Zona Ribeirinha de Esposende, com entrada gratuita. Integra o programa comemorativo dos 450 anos de Esposende, que arrancou a 19 de agosto de 2022 (Dia do Município) e se prolonga até 19 de agosto de 2023
Tendo como protagonistas atores e atrizes dos grupos de teatro amador do concelho, o espetáculo insere-se nas comemorações dos 450 anos de elevação de Esposende a vila e da fundação do concelho, decorrendo no âmbito do projeto municipal CREARTE – Crescimento da Arte Teatral em Esposende.
Nesta produção, o escritor esposendense Manuel de Boaventura assume o papel de compère, e apresenta, em diferentes quadros, alguns dos seus contos que caracterizam Esposende e as suas gentes. Passarão à vista do espectador personagens como as Freguesias, a Inspiração, a Natureza, o Povo, Reis portugueses e estrangeiros, Feiticeiras e Lobisomens, entre muitos outros.
O elenco é formado por atores e atrizes do GATERC – Grupo Amador de Teatro Esposende Rio Cávado, Grupo de Teatro da JUM, GATA – Grupo Associativo de Teatro Amador de Fão, GARFO – Grupo de Artes Recreativas de Fonte Boa e Forjães em Cena, que serão acompanhados ao vivo pelo grupo musical “Os Sebastiões”.
Com texto assinado por Pedro Nuno Fernandes, a peça conta encenação de Eva Paula Fernandes e Jorge Alonso, composição musical original de Tiago Palma Rio e Zé Almeida, cenografia e adereços de Jorge Alonso e Pedro Ildo e figurinos de Eva Fernandes. O espetáculo conta com coprodução da Itinerantenredo Associação e o apoio do Centro Dramático de Viana do Castelo.
O programa comemorativo dos 450 anos de Esposende, que arrancou a 19 de agosto de 2022 (Dia do Município) e se prolonga até 19 de agosto de 2023, tendo como Comissário Manuel Albino Penteado Neiva, pretende ver refletida a demonstração da riqueza de Esposende, vincando a sua identidade, alicerçada na cultura, na tradição e no traço de caráter do seu povo, postura alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Refira-se que da Comissão de Honra fazem parte o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-ministro, António Costa.