PROTEÇÃO CIVIL (Região)

PROTEÇÃO CIVIL (Região) -
Guimarães aposta na criação de Unidades Locais de Proteção Civil nas freguesias

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Proteção Civil de Guimarães está apostada na criação das Unidades Locais de Proteção Civil nas freguesias do concelho. Foi um dos pontos abordado na primeira reunião do ano com agentes de proteção civil, altura aproveitada pela vereadora da tutela, Sofia Ferreira, evidenciar «a relevante colaboração das Juntas de Freguesia nas atividades da Proteção Civil».

A Reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) contou ainda com a presença do Serviço Municipal de Proteção Civil, representantes da Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Guimarães, Polícia Municipal, Vimágua, Hospital da Senhora de Oliveira, Segurança Social, Cruz Vermelha, IP-Infraestruturas de Portugal, REN-Portgás, Corpo Nacional de Escutas e Escoteiros de Portugal.

A primeira reunião de 2024 começou por deliberar a realização do exercício ao Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC) de Guimarães, que decorrerá por altura das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil de 2024.

A Comissão Municipal de Proteção Civil debruçou-se, então, sobre a emissão de parecer favorável relativamente à criação das Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC) de Mesão Frio e da UF Briteiros S. Salvador e St. Leocádia, tendo sido aprovada por unanimidade.

Deferida a criação das ULPC’s, a Comissão Municipal deliberou a aprovação do Guia Técnico de Apoio à Criação de ULPC, que tem o propósito de apoiar e incentivar as juntas de freguesia ou uniões de freguesias a criarem e constituírem as suas próprias Unidades Locais. Além disso, este guia técnico permitirá organizar e uniformizar o desenvolvimento da ULPC de cada freguesia.

[email protected]

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS