A vereadora do Ambiente da Câmara de Guimarães, Sofia Ferreira, apresentou em Helsínquia a estratégia da autarquia para a economia circular, assim como o investimento em projectos de investigação, desenvolvimento e inovação num encontro organizado pelo Banco Europeu do Investimento, Comissão Europeia e Departamento de Desenvolvimento e Inovação da Comissão Europeia.
A presença neste encontro, inserido no Fórum Mundial da Economia Circular 2023, que se realizou ao longo dos últimos dois na capital da Finlândia, aconteceu a convite da CCRI: Cidades e Regiões Circulares, a exemplo do que sucedeu com a região de Helsínquia e a ‘Zero Waste Scotland’.
Sofia Ferreira considerou que “o evento foi importante para a partilha de conhecimento, e estabelecimento de sinergias, assim como para divulgar o caminho que Guimarães tem realização nesta área, nomeadamente através de projectos em conjunto com Centros de Investigação como o Laboratório da Paisagem, CVR-Centro para a Valorização de Resíduos, To-Be-Green e o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros-PIEP”.
Já na mesa redonda, dedicada aos municípios, foram apresentadas as diversas boas práticas em curso, nomeadamente a estratégia de Guimarães para a Economia Circular, assim como o investimento em projectos de investigação, desenvolvimento e inovação.
O evento destacou o papel das cidades e regiões na transição para a economia circular, actuando como catalisadores e criadores de mudanças comportais, e permitiu a divulgação de projectos inspiradores que promovem a transição local para a economia circular.
Recorde-se que Guimarães é a única cidade portuguesa seleccionada como piloto para o programa CCRI: Cidades e Regiões Circulares, e encontra-se a finalizar o Plano para a Circularidade dos Resíduos, baseada na metodologia CCRI, que acelera a transição para uma economia circular, do local para um nível regional.