A Câmara de Guimarães celebra, em cooperação com diversas entidades, o Dia Municipal para a Igualdade com um conjunto de actividades com inicio na próxima segunda-feira.
As comemorações arrancam, no Auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão, com uma mesa redonda dedicada ao tema da ‘Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos’, organizada pelo Espaço Municipal para a Igualdade (EMI), em colaboração com o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM).
O debate reúne especialistas de diversas áreas, nomeadamente Paula Oliveira, vereadora e conselheira municipal para a Igualdade do de Guimarães, Manuel Albano, vice-presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e relator nacional para o Tráfico de Seres Humanos e Sebastião Sousa, inspector chefe da PJ da Directoria do Norte.
As inscrições, limitadas, estão abertas até dia 20, através do e-mail [email protected].
No dia 24, data oficial do Dia Municipal para a Igualdade, é estreado um vídeo nos meios digitais do município, que apresenta dois monólogos do Projecto Tabu, juntamente com uma mensagem da vereadora, Paula Oliveira.
Neste mesmo dia, Guimarães é distinguido pela quarta vez com o Prémio Viver em Igualdade (Biénio 2024-2025), numa cerimónia oficial a decorrer em Vila de Rei. Este prémio reconhece o compromisso do município na promoção de “políticas públicas que favorecem a igualdade de género, a inclusão e a não discriminação”, destacando Guimarães como “uma referência nacional na implementação de boas práticas nesta área”.