Guimarães apresentou esta quinta-feira a programação de “Guimarães Cidade Natal”, um dos eventos marca de Guimarães. Além do mercado de Natal e de animação diversas, entre outras exposições e atividades natalícias, «proporciona momentos de cultura e lazer no espaço público da cidade, na quadra natalícia e no “virar de ano”».
A câmara de Guimarães, promotora do evento, assinala que a iniciativa tem como objetivo «fomentar o comércio tradicional, hotelaria e restauração, e de promover o encontro entre as pessoas, numa época em que impera, segundo Domingos Bragança, “a alegria e a fraternidade”».
‘Guimarães Cidade Natal’ insere-se num conjunto de eventos marca da cidade, como é o caso das Festas Gualterianas e das comemorações do 24 de Junho e da Afonsina, e que é um «momento grande que coexiste com todos os outros momentos culturais da cidade ao longo do ano».
DESTAQUES
Comos novidades, destaca-se a programação pensada para a abertura oficial do evento, no dia 1 de dezembro, sexta-feira, que levará muita animação às ruas da cidade e ao Toural, desde o início da tarde até ao fim da noite – e cujo momento oficial se dará com a ligação da iluminação de Natal, às 17h45 –, e a ampliação da área em que se vai realizar o Mercado de Natal, no Largo Condessa do Juncal, que contará com duas tendas cobertas, sendo uma delas destinada a uma programação pensada especialmente para as crianças.
O vereador da tutela, Paulo Lopes Silva, disse ainda que, este ano, «a Árvore de Natal vai ser também apelativa durante o dia, e não apenas à noite», e que Guimarães está a trabalhar para ser também ela apelativa ao longo de todo o ano no que diz respeito a eventos em espaço público.
O programa completo de “Guimarães Cidade Natal” pode ser descarregado AQUI.