Guimarães concluiu a participação na Conferência Anual da Missão 100 Cidades, em Vilnius, capital da Lituânia e Capital Verde Europeia 2025. Após marcar presença na Sessão Plenária de Abertura, esta terça-feira, o município esteve envolvido, ao longo dos últimos dias, em várias sessões de trabalho, onde apresentou o ponto de situação da estratégia climática que está a ser implementada na cidade. O evento terminou esta quinta-feira.
Entre os momentos de que Guimarães fez parte, destaca o envolvimento no painel “O que as cidades podem fazer sobre as emissões de Scope 3?”, onde apresentou ações de mitigação de emissões para os setores da mobilidade e dos resíduos e a economia circular, bem como estratégias de ligação ao setor privado.
O município integrou também a sessão de implementação da inovação e de modelos de governança nas cidades-missão, dando a conhecer os seus modelos de gestão integrados.
Os representantes do município tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer a estratégia climática da Cidades de Vilnius, nas áreas da gestão da água e da energia.
Guimarães já havia participado, esta terça-feira, no painel principal da sessão de abertura da conferência, ao lado das cidades de Bristol, na Inglaterra, e Bolonha, na Itália, num momento de partilha de experiências no âmbito da implementação dos Contratos Climáticos.
A Conferência Anual da Missão 100 Cidades é um dos principais momentos de encontro e colaboração entre as cidades europeias que integram a iniciativa da Comissão Europeia para alcançar a neutralidade climática até 2030.
O evento reuniu decisores políticos, técnicos municipais, investigadores e representantes do setor privado para discutir estratégias, desafios e oportunidades no caminho para a transição climática urbana.
oamarense@gmail.com