A Câmara de Guimarães aprovou, por unanimidade, em reunião de Executivo a celebração de um protocolo de colaboração com a Estrutura de Missão para a Recuperação de Processos pendentes na Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
De acordo com a proposta, a cidade passará a ter seis balcões de atendimento, a funcionar até 31 de Maio de 2025, cujo funcionamento será assegurado por seis trabalhadores a contratar.
A proposta aprovada aponta para a entrada em funcionamento o mais rapidamente possível, preferencialmente ainda no próximo mês de Janeiro
que fiquem responsáveis pelo atendimento a efectuar, e é também premente preparar o espaço e o mobiliário, por forma a que estes balcões iniciem a sua actividade o mais rapidamente possível, preferencialmente ainda no próximo mês de Janeiro.
A contratação dos recursos humanos será feita através de uma empresa de recrutamento especializado, o que implica um investimento municipal estimado em 52 mil euros.
A proposta indica que o gabinete poderá funcionar no edifício dos serviços municipais da Acção Social e Centro de Operações Integradas de Guimarães.