Guimarães apresentou o programa cultural e religioso “Da Quaresma à Páscoa”. Para 2024, o evento regressa com o VIII Festival Internacional de Música Religiosa, a exposição “A Paixão em Guimarães”, Celebrações religiosas, Fins-de-semana gastronómicos, Oficinas de expressão plástica na Biblioteca Municipal Raul Brandão, visitas ao património, através do programa Hereditas, do Arquivo Municipal, concerto Via Crucis – Iter Humanitatis e a Queima do Judas.
A Paixão em Guimarães
Trata-se de um percurso pelas igrejas, passos da Paixão e museus vimaranenses nos quais o visitante fica a conhecer um número significativo de peças de elevada qualidade artística, relacionadas com a Quaresma. Em cada igreja e museu poderá apreciar três peças do acervo dessas instituições, relacionadas com o tema da Paixão. Por cada museu ou igreja visitada será oferecido um marcador.
Neste percurso de visita constam também quatro passos da Paixão que se encontram espalhados pela urbe vimaranense. São 18 locais diferentes, constituindo um itinerário pela cidade, que o visitante pode iniciar e terminar onde e quando quiser, entre os dias 15 e 30 de março.
Celebrações religiosas
À semelhança dos anos anteriores, o Guimarães também será palco de celebrações religiosas, como a Procissão dos Santos Passos, Via Sacra, Bênção e Procissão dos Ramos, Missa Vespertina da Ceia do Senhor e Lava-pés, Procissão das Endoenças, Celebração da Paixão do Senhor, Procissão do Enterro do Senhor, Celebração da Vigília Pascal e Celebração de Envio dos Compassos Pascais.
Programação Paralela
Uma das grandes novidades do presente ano, é a inclusão de uma programação paralela, de forma a tornar o evento mais capaz de oferecer soluções de eventos aos vimaranenses e visitantes neste período festivo. Assim, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Associação da Festa de Segunda-Feira de Páscoa de S. Roque com a participação especial de OsMusiké – Associação Musical Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda, a Biblioteca Municipal Raul Brandão, o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta e o Turismo Porto e Norte associam-se a esta iniciativa, promovendo atividades que vão desde concertos a oficinas de expressão plástica, passando pela visita ao património e eventos gastronómicos.
Fins de semana gastronómicos
Num período de festividades de Páscoa, a gastronomia tem também um papel preponderante e acolhedor das famílias e das gentes. Guimarães por mais vezes que seja visitado, não deixa de impressionar pela história que traz na bagagem, mas também pela qualidade e genuinidade da Gastronomia Vimaranense, que estão intimamente associadas ao valor patrimonial e à riqueza de um produto turístico genuíno e de qualidade, que se orgulha de ser Património da Humanidade.
Nesta edição dos fins de semana Gastronómicos, associa-se ao evento, convidando todos os visitantes de Guimarães a descobrir os sabores da mesa vimaranense com o Caldo Verde, o Bacalhau “Racheado” e o Pão-de-ló. São mais de 20 restaurantes e de 15 unidades de alojamento aderentes.