Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO (Guimarães)

REGIÃO (Guimarães) -
Guimarães é uma das duas cidades a receber certificado Mission Label

O município de Guimarães acaba de ser distinguido pelo caminho que tem feito para alcançar a neutralidade climática até 2030. O certificado Mission Label da Missão Cidades, da Comissão Europeia, foi entregue durante a cerimónia inserida nos European Research & Innovation Days, o maior fórum europeu centrado no futuro da ciência e inovação, para a cocriação de soluções com cidadãos e stakeholders, em Bruxelas.

Guimarães foi uma das duas cidades portuguesas a receber esta distinção, num conjunto de 23 cidades distinguidas esta quinta-feira.

O selo da Missão Cidades reconhece o compromisso de Guimarães para alcançar a neutralidade climática, inscrito no Contrato Climático submetido. Deste documento, são também parte integrante um Plano de Ação e um Plano de Investimentos que enumeram as ações a desenvolver para atingir o objetivo até 2030, antes da meta europeia, a 2050. Ainda no âmbito deste Contrato Climático, Guimarães lançou o Pacto Climático de Guimarães, já subscrito por mais de 100 empresas e instituições.

No seguimento da entrega de prémios, a comissária europeia de Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Iliana Ivanona, deu os parabéns às 23 cidades destacadas por terem conseguido este ambicioso passo, sublinhando que o selo é «um reconhecimento do empenho e dedicação das cidades em tornarem-se climaticamente neutras e melhores locais para viver. Aguardo com expectativa os projetos concretos que desenvolverão à medida que avançam para uma Europa mais competitiva, verde e justa. Continuaremos a apoiar-vos nesta jornada», concluiu.

O diretor-geral do Ambiente da Comissão Europeia e responsável pela Missão Cidades, Patrick Child, disse ainda que «quase todas as cidades têm a mobilidade como a prioridade para a descarbonização» e que, atualmente, «as 33 cidades já distinguidas com o selo da Missão demonstraram um compromisso e determinação em acelerar esta transição, que, apesar de difícil, já tem um caminho traçado».

Ainda este ano, será lançada a plataforma “Cities Mission Capital Hub”, iniciativa que ajudará as cidades que receberam o selo da Missão a preparar projetos de investimento, com direito a aconselhamento neutro sobre as melhores soluções de financiamento, em estreita cooperação com os serviços de aconselhamento existentes, em contacto com os investidores.

O Capital Hub deverá também traduzir as estratégias de investimento das cidades numa série concreta de necessidades de produtos e serviços por setor, para que a indústria possa avaliar melhor a procura e para que as grandes e pequenas empresas da UE possam aumentar a sua competitividade. A Comissão Europeia espera ainda que, em abril, sejam apresentados para análise cerca de 30 novos contratos climáticos.

Guimarães é uma das três cidades portuguesas que integram a Missão Cidades, uma iniciativa da Comissão Europeia que tem como objetivo tornar 100 cidades europeias, além de outras 12 de países associados, climaticamente neutras até 2030.

Além disso, está prevista a criação de Contratos Climáticos, que visam a criação de um plano global para a neutralidade climática em todos os setores, como a energia, os edifícios, a gestão de resíduos e os transportes, juntamente com os respetivos planos de investimento. O objetivo é garantir que estas cidades atuem como centros de experimentação e inovação para que todas as cidades europeias possam seguir o exemplo até 2050.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS