Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
‘Guimarães Marca’ levou empresas têxteis à Feira de Frankfurt

O ‘Guimarães Marca’ marcou presença na edição de 2025 da Heimtextil, considerada a maior feira mundial de têxteis-lar e design de interiores, realizada em Frankfurt, Alemanha.

Em nota enviada às redações, a autarquia afirma que a participação no evento “foi mais uma demonstração do compromisso do projecto em promover os produtos e serviços de excelência da região, consolidando Guimarães como um pilar fundamental da economia têxtil nacional, sendo o maior exportador têxtil do país.

Para o presidente do município, Domingos Bragança, o facto de “mais de 60% das empresas portuguesas presentes na feira serem de Guimarães” evidencia “a excelência, força e a vitalidade do sector” num território que é um dos principais exportadores do país.

A feira contou com a participação de 26 empresas com selo ‘Guimarães Marca’. Das 58 empresas portuguesas presentes no evento, 36 têm sede em Guimarães, tornando-o o município mais representado no certame e reafirmando o seu estatuto de maior exportador têxtil do país.

Domingos Bragança defende que é necessário promover as parcerias necessárias para as transições digital e energética das empresas, numa altura em que Guimarães tem a distinção de Capital Verde Europeia-2026, a sociedade contemporânea vive numa “revolução do conhecimento” e a cidade “é reconhecida como uma cidade de produção de ciência”.

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

O autarca sublinhou que o Guimarães Marca, que é “um exemplo claro de como tem ajudado a posicionar o nosso concelho no mapa global, promovendo não só os nossos produtos, mas também o talento e a criatividade das nossas empresas”.

“O futuro do sector têxtil de Guimarães está ligado à inovação e à sustentabilidade, e este caminho será sempre apoiado pelo município”, concluiu.

Reconhecida como a maior feira internacional do sector, a Heimtextil reuniu, durante quatro dias, este ano 3000 expositores de mais de 60 países e atraiu milhares de visitantes profissionais de todo o mundo.

O certame serviu como palco para antecipar tendências das temporadas de 2025/2026, sendo uma “oportunidade estratégica” para as empresas vimaranense consolidarem parcerias comerciais, expandirem as suas redes de contactos e explorarem novos mercados.

Entre os expositores que representaram o selo Guimarães Marca na feira encontravam-se: ACL Impex, António Salgado, Apertex, Belfama, Fábrica de Tecidos do Carvalho, Coton Couleur, Crishome Tex, Crispim Abreu & Cª Lda, Domingos de Sousa & Filhos, José Fontão, Fábrica de Tecidos Marizé, Gipanolar, Lameirinho, Lasahome, Lumatex, Mi Casa Es Tu Casa, Neiper Home, Pereira & Freitas, Rosacel, Sampedro, Vital Home by Vital Tecidos, Têxteis J.F. Almeida, Têxteis Leiper, Têxteis Massal, Têxteis Penedo e Villafelpos.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS