Cerca de 500 árvores autóctones serão plantadas este sábado, 28 de outubro, na Montanha da Penha, numa iniciativa liderada pela Win-Win Textiles, no âmbito do projeto “Guimarães mais floresta”, que juntou os esforços de outras 15 empresas vimaranenses.
Esta ação de reflorestação, que vai decorrer na Rota da Biodiversidade da Penha, visa «aumentar a biodiversidade, potenciar a infraestrutura verde, melhorar a qualidade do ar e diminuir o risco de incêndios florestais», avançam os responsáveis.
Antes disso, às 09h30, todos os participantes terão oportunidade de conhecer todo o trabalho desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem, um centro de investigação e educação ambiental, a comemorar o seu 10º aniversário.
A iniciativa de plantação juntará as empresas Win-Win Textiles, Cristêxtil, Luipex, Sebastião & Martins, EIGUI, PIEP, Etisatos, Nova Legal, RdA Climate Solutions, Diana Marques (YOGADHIPA), Garcia & Silva, Footprime, Positive Materials, ToBeGreen, Guimabus e Foco Criativo.
Refira-se que no âmbito do “Guimarães mais Floresta”, um projeto do Município de Guimarães e do Laboratório da Paisagem, foram plantadas desde 2017, aproximadamente 10.000 árvores em diversas áreas do Concelho.