Guimarães, Póvoa de Lanhoso e Cabeceiras de Basto são alguns dos municípios que vão receber um apoio de dois milhões de euros do Governo devido aos fogos de setembro deste ano.
Doze autarquias do Norte vão receber o apoios para fazer face aos equipamentos municipais destruídos pelos incêndios rurais que consumiram, entre os dias 15 e 20 de setembro, cerca de 135.000 hectares no país.
Amarante, Arouca, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Felgueiras, Gondomar, Guimarães, Oliveira de Azeméis, Paredes, Póvoa de Lanhoso, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real são os concelhos abrangidos pela medida do Governo.
A cerimónia de assinatura dos contratos de auxílio financeiro com as autarquias acontecerá na próxima segunda-feira, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), no Porto. O evento conta com a participação do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias. O presidente da CCDR-N, António Cunha, e o diretor da Direção Geral das Autarquias Locais, Andra Nikolic, também estarão presentes na sessão.
Estes contratos destinam-se a apoiar a reposição e reparação de infraestruturas e equipamentos públicos municipais de suporte às populações que tenham ficado destruídos pelos incêndios rurais.
[email protected]