A cidade de Guimarães recebeu a reunião sindical distrital do S.TO.P, na manhã desta sexta-feira, em frente à Escola Secundária Francisco de Holanda.
A reunião sindical insere-se numa ação nacional do S.TO.P. designada Em Campanha Pela Escola Pública e que vai percorrer Portugal Continental e Regiões Autónomas.
Entre as diversas intervenções proferidas destaque para uma professora contratada desde 2000, a qual leccionou em 3 escolas no ano letivo transacto, bem como assistentes operacionais com apoio direto a alunos com necessidades especificas e remuneradas com baixos salários.
A precariedade laboral, a dignificação do trabalho do pessoal docente e não docente, o direito à Caixa Geral de Aposentações para todos os que trabalham na Escola Pública, a necessidade de abordagem dos seus problemas reais junto da classe política, a progressão na carreira sem quotas, a gestão democrática dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas e uma avaliação justa do desempenho foram algumas das temáticas referidas nas intervenções.
O coordenador do S.TO.P., André Pestana esteve presente.
Texto e fotos/créditos: Carlos Manuel Dobreira