AMARES

AMARES -
Há 80 ninhos de vespa asiática para destruir em Amares

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O concelho de Amares tem actualmente identificados 80 ninhos de vespa velutina, vulgarmente conhecida como vespa asiática, mas sua destruição só deve avançar no próximo ano.

O anúncio foi feito esta segunda-feira, em reunião de Câmara, pelo presidente da autarquia, Manuel Moreira, depois de uma interpelação feita pela vereadora do PS, Valéria Silva.

«Várias pessoas avistaram ninhos de vespas asiáticas, que foram reportados, mas ainda não eliminados. Alguns destes ninhos situam-se em zonas habitacionais ou muito movimentadas, pelo que esta situação deve ser resolvida o quanto antes», afirmou representante socialista.

Na resposta, Moreira disse que, em 2021, «já foram eliminados 150 ninhos» de vespa asiática em Amares e que cada eliminação custa cerca de 100 euros, havendo actualmente 80 pedidos.

«Neste momento, a situação não preocupa porque os ninhos estão inactivos, mas no próximo ano teremos de avançar para a eliminação. Estamos a falar de um trabalho muito complexo, que é feito de noite e que envolve riscos», apontou.

Moreira adiantou também que a autarquia está a estudar a colocação de armadilhas e que tem em cima da mesa a possibilidade de adquirir uma espingarda própria – «que custa três mil euros» – para introduzir insecticida nos ninhos.

«Admito que é um problema e que teremos de encontrar soluções, porque trata-se de algo a que temos de dar respostas», vincou.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS