Uma ‘cabra montesa’ foi resgatada de uma queda de água numa zona escarpada no Parque Nacional da Peneda-Gerês graças a dois habitantes de Fafião (Montalegre) que de aperceberam do animal imobilizado e sem possibilidades de abandonar o local.
O animal, espécie protegida e considerada «criticamente em perigo», foi salva por dois homens conhecedores da zona, numa altura em que «faziam uma pequena pausa na reconstrução do estradão que liga a Abelheira aos Poços verdes do Sobroso», avança o ‘O Gerês’, uma página que agrega uma comunidade sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês.
De acordo com o relato, o empresário e o funcionário deram com a pequena presa no rio numa área escarpada da cascata, que – «devido à violência das águas não conseguia escapar. Após constatarem várias tentativas, foi decidido fazer o resgate».
Conhecedores da zona e antigos vezeiros na infância «tinham aptidões necessárias para proceder ao salvamento».
O relato prossegue: «E assim foi, cabra montesa resgatada do rio, pose para a fotografia, recuperação durante vários minutos e lá foi ela montanha acima».
Os gestores da página deixam um «obrigado ao Fafioto por desenfragar o animal com a experiência de Vezeireiro. Nem tudo são más notícias dentro do nosso Parque Nacional e está deixou-nos muito felizes. Às portas do Natal foi uma prenda».
Refira-se que, de acordo com o ICNF, no Parque Nacional da Peneda-Gerês há cerca de 500 cabras desta espécie, distribuídas por três populações, «monitorizadas de dois em dois anos».
Em termos de conservação, a cabra-montesa é considerada «criticamente em perigo».