Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
AMARES -

AMARES - -
Homenagem a Agostinho Domingues marcou cerimónia de entrega do Prémio Francisco Sá de Miranda

Em dia de entrega do prémio literário Francisco de Sá de Miranda foi também homenageado com a atribuição, a título póstumo, da Medalha de Mérito Municipal, o professor e historiador natural de Bouro Santa Maria, Agostinho Domingues. Na abertura da cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, enalteceu um homem que «deixou marcas no concelho onde nasceu, no distrito de Braga e na vida pública e cultural do País».

O autarca revelou ainda que o professor, historiador, político e escritor, «apaixonado pela língua portuguesa», foi uma «personalidade incontornável no pós 25 de Abril», que se «dedicou com entrega e paixão à obra de Sá de Miranda, contribuindo com vários estudos».

«O estudo e difusão da obra Mirandina é uma das maiores marcas da obra de Agostinho Domingues. A medalha de mérito é um gesto simbólico, de agradecimento», disse.

Após a sessão de abertura seguiram-se vários testemunhos daqueles que conviveram e privaram com Agostinho Domingues.

Fabíola Lopes (ex-aluna), Fausto Farinha (Professor), Tomé Macedo (ex-presidente da Câmara Municipal de Amares) e a viúva do homenageado, Maria José Domingues, foram alguns dos que utilizaram da palavra.

Maria José Domingues realçou a «busca contínua pelo saber e o gosto de partilhar» de Agostinho Domingues.

«Acreditava no ser humano como um agente de mudança», sublinhou.

Já Tomé Macedo, ex-presidente da Câmara Municipal de Amares, lembrou o «amigo» com quem privou, com um «coração dedicado à cultura».

APRESENTAÇÃO DO PRIMEIRO BOLETIM CULTURAL DE AMARES

Após a homenagem, o vice presidente da Câmara Municipal de Amares, Isidro Araújo, deu a conhecer a primeira edição do Boletim Cultural de Amares, uma obra que «servirá para, anualmente, dar voz àquilo que Amares é e a obra que possui».

«Amares é uma terra com história e também aqui, no boletim, se foram permitindo pequenas historias, que guardamos como nossas. Mostram o produto do passado que fizeram a comunidade que hoje somos».

O primeiro Boletim Cultural de Amares, editado pelo Município e sob a direcção do Vice-Presidente e Vereador da Cultura, Turismo e Património da Câmara Municipal de Amares, Isidro Araújo, teve como colaboradores Anabela Costa, Cunha de Leiradella, Elisa Lessa, Fernando Almeida, Fernando Pinheiro, Jonas Costa, Nuno Júdice, Paulo Oliveira e Sérgio Guimarães de Sousa.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS