O Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga vai promover, já na próxima quarta-feira, 18 de Maio, uma acção de detecção precoce do melanoma, um tipo agressivo de cancro de pele.
Esta iniciativa, que se junta à comemoração do Dia do Euro Melanoma assinalado em toda a Europa, vai decorrer em consultório médico e destina-se a grupos de risco que envolvem pessoas com determinadas características.
Estas características são a pele clara, os cabelos ruivos, pessoas com dificuldade em bronzear e que sofrem grandes queimaduras solares, sobretudo na infância, e que tenham historial familiar de melanomas, apresentando sinais irregulares e sinais em áreas traumáticas – couro cabeludo, lábios, palmas das mãos e plantas dos pés.
O Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga aceitou, assim, o desafio lançado pela Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), e junta-se de novo a esta iniciativa nacional.
De recordar que, segundo dados da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, em Portugal surgem, anualmente, cerca de 12.000 casos de cancro da pele, dentro dos quais 10% correspondem a melanomas malignos, sendo que estas lesões podem ser detectadas através da vigilância antecipada.