O Hospital de Dia Médico que, por motivos da pandemia vivida tinha sido transferido temporariamente para um espaço junto à consulta externa de Psiquiatria, passa agora a contar com novas instalações para acomodação definitiva deste serviço no Hospital de Braga.
Assim, desde o 13 de Dezembro, e após conclusão das obras, o Hospital de Dia Médico regressou ao Edifício da Consulta Externa, sendo que o novo espaço localiza-se no piso 4, junto à Recepção da Consulta de Dermatologia.
«O Hospital de Dia Médico tem por objectivo principal a prestação de cuidados de saúde em regime ambulatório de todas as especialidades, que integra a preparação e administração de terapêutica imunossupressora, hormonoterapia, suporte de derivados humanos e outra terapêutica injectável de suporte como o ferro, perspectivando sempre o desenvolvimento da competência técnica, humanização e gestão adequada de recursos (humanos e materiais)», refere o Hospital.
O crescimento dos tratamentos ambulatorizáveis em Hospital de Dia Médico tem aumentado de forma sustentável nos últimos anos e, em 2021, foram realizadas mais de 11.000 sessões.
Para o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, João Porfírio Oliveira, «as instalações definitivas do Hospital de Dia Médico num investimento de cerca de 186 mil euros têm como objectivo, a par da contínua qualidade dos cuidados de saúde prestados, a melhoria das condições de acesso quer para os utentes, quer para os profissionais».
«As novas instalações podem acomodar até 17 doentes, com tratamentos programados e individualizados ao doente em ambulatório, distinguindo-se assim os circuitos com áreas bem definidas. Para além disso, estas novas instalações trazem a possibilidade de um contacto de maior proximidade entre os clínicos do Hospital de Dia e os diferentes serviços», sublinha.
O Hospital de Braga prevê, para 2022, entre equipamentos e infra-estruturas, investimentos no valor de quatro milhões e 300 mil euros.