Braga recebe esta sexta-feira o I Encontro Ibero-americano de Sineiros, no âmbito do projecto Património Musical do Concelho, uma iniciativa conjunta do município e da Suonart – Associação Cultural.
Do programa desta iniciativa constam diversas actividades. Assim, na parte da manhã, às 10h00, ouve-se um toque festivo realizado a partir da Torre sineira da Igreja de São Victor, a que se segue uma conversa com diversos tocadores de sinos, a realizar no adro da igreja.
Com o apoio da Fundição de Sinos de Braga – Serafim da Silva Jerónimo e Filhos, que disponibiliza um conjunto de sinos, é proporcionada a oficina ‘Ouvir e aprender alguns toques de sinos’.
Às 11h30, há a oportunidade das crianças participaram e desfrutarem dos toques sineiros com a realização de uma oficina designada por ‘Uma viagem ao mundo dos sinos’.
Na parte da tarde, o Auditório do Centro da Juventude de Braga acolhe as restantes actividades integrantes do I Encontro Ibero-americano de Sineiros. Às 14h30, é exibido o documentário ‘Os sons dos sineiros’, de Vanessa Cortez. Logo de seguida, às 15h00, é encetada a roda de conversa ‘Juventude e sinos/Juventud y campanas’, que conecta representantes de Portugal, Brasil e Espanha, em que se aborda temáticas tais como as tradições e práticas sineiras antigas e actuais, assim como a conservação, preservação e salvaguarda de todo esse património material e imaterial.
Esta sessão tem transmissão em streaming em: https://www.facebook.com/events/385160886572415/
EXPOSIÇÃO
Às 17h00, é inaugurada a exposição ‘Os Sinos da Freguesia de S. Victor. Comunicar com Deus, com os homens e marcar o tempo’, nas instalações da Junta de Freguesia de S. Victor.
Esta é mais uma actividade integrante do projecto Património Musical do Concelho de Braga, uma investigação musicológica e etnomusicológica, com início em 2016, que contempla a criação de uma rede de exposições e concertos nas freguesias do concelho.
A exposição está patente no referido espaço até ao dia 17 de Outubro.
O dia termina com um concerto pelo Ensemble de Sopros da Universidade do Minho, com direcção de Luís Ribeiro, também a realizar no Auditório do Centro da Juventude de Braga, com entrada livre, ainda que limitada à lotação do espaço e sujeita à reserva de bilhetes em: https://bit.ly/3ENX1Do.