Um incêndio, que começou no monte de São Mamede e depois estendeu-se a outras freguesias, na Póvoa de Lanhoso, continua a lavrar com muita intensidade, com quatro frentes ativas, o que já obrigou as autoridades a tomar medidas preventivas.
De acordo com fonte dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, um lar em Verim foi “confinado”, o que significa que as pessoas não se podem deslocar, tendo também sido evacuado um lugar na freguesia de São João de Rei. Em Monsul, as aulas foram suspensas no centro escolar do Cávado e no jardim de infância do Cávado, já nas proximidades do concelho de Amares.
“Estamos a tentar fazer o que podemos para evitar males maiores. Temos feito defesas perimétricas das habitações, que estão a ser salvaguardadas pelas equipas, o que impede de fazer o combate direto ao incêndio”, explicou a fonte. As condições meteorológicas são “muito adversas”.
Nesta ocorrência, ativa desde as 16h21 de segunda-feira, estão mobilizados 55 operacionais e 18 meios terrestres. Há ainda outro foco de incêndio no concelho, em Sobradelo da Goma, que conta com 10 operacionais e dois veículos.