BRAGA - INL Summit posiciona Braga no mapa da inovação à escala global

BRAGA -
INL Summit posiciona Braga no mapa da inovação à escala global

Ricardo Rio afirmou, esta segunda-feira, na abertura do INL Summit 2018, a decorrer no Altice Forum Braga, que o evento coloca cidade “no mapa da inovação e do estado da arte e da ciência”.

O presidente da Câmara de Braga desafiou para que “esse conhecimento e inovação se reflictam em mais-valias para a comunidade, com mais empresas a estabelecerem parcerias com o INL nas áreas da mobilidade, alimentação, saúde ou novas tecnologias”.

“Teremos oportunidade de perceber melhor o trabalho desenvolvido no INL e as dimensões de integração do mesmo na ligação ao tecido económico, à promoção da ciência junto da comunidade e à transformação no nosso quotidiano derivado das muitas inovações, em varias áreas, que resultam das investigações desenvolvidas”, vincou, manifestando a vontade de “transformar Braga num polo de discussão e reflexão sobre inovação à escala global”.

PUBLICIDADE

Esta edição, que termina esta quarta-feira, subordinada ao tema ‘Nanotecnology: Enabling the New Economy’, junta investigadores, estudantes pré e pós-graduados, empresários e decisores para discutir como a ciência deve enfrentar os principais desafios da sociedade, tais como as alterações climáticas, a transformação da mobilidade e as possibilidades abertas pela Era Quântica.

Na ocasião, Ricardo Rio salientou que esta é uma iniciativa que vem posicionando Braga no mapa da inovação e do estado da arte da ciência. O autarca deixou o desafio para que esse conhecimento e inovação se reflictam em mais-valias para a comunidade, com mais empresas a estabelecerem parcerias com o INL nas áreas da mobilidade, alimentação, saúde ou novas tecnologias.

O dia de quarta-feira está reservado para a conferência ‘Missão 10.000’ no âmbito do Programa Nanogateway, com o objectivo de definir o curso de projectos inovadores em oito regiões portuguesas e espanholas, em que a nanotecnologia e o conhecimento científico vão ter um papel fundamental.