Na sequência da aprovação dos projectos apresentados por cinco instituições sociais (IPSS) do concelho de Terras de Bouro a medidas de beneficiação dos equipamentos sociais no âmbito do programa Norte 2020, a Câmara de Terras de Bouro, em colaboração com a CIM Cávado, promoveu uma reunião de trabalho com as instituições.
«Esta sessão de trabalho teve como objectivo prestar esclarecimentos sobre os procedimentos a adoptar após aceitação da decisão de aprovação das candidaturas, assim como orientar as IPSS para a devida instrução/submissão das candidaturas ao Aviso NORTE-42-2019-48», refere a Câmara.
Segundo a autarquia, «estes avisos de concurso destinam-se a apoiar a qualificação e adequar a actual rede de serviços e equipamentos sociais à satisfação das necessidades da população, através do financiamento de operações de reconversão, ampliação, remodelação e adaptação de espaços físicos, bem como a aquisição e ou substituição de equipamento móvel».
A sessão contou com a participação de sete Instituições Sociais de Terras de Bouro (Centros Sociais de Souto, Moimenta, Chorense, Cibões, Covide, Rio Caldo e o Centro de Solidariedade Social de Valdosende) e foi dinamizada por duas Técnicas da CIM Cávado, Daniela Gomes e Manuela Soeiro.
«O investimento das IPSS com os Projetos já aprovados e que vão ser candidatos ascende a 1.300.000,00 € (um milhão e trezentos mil euros), contando com um financiamento do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020) de aproximadamente 795.000,00 € (setecentos e noventa e cinco mil euros)», acrescenta a Câmara.
Para o Município terrabourense, é de «extrema importância todo o trabalho desenvolvido pelas IPSS no apoio à população residente no concelho nas áreas da Infância, Juventude, Terceira Idade e Deficiência».
«Neste sentido, o Município tem disponibilizado, ao longo dos anos, apoio técnico e financeiro quer na implementação/qualificação das respostas sociais, quer na submissão de candidaturas a programas nacionais e comunitários», sublinha.