Foi com a presença do primeiro-ministro, António Costa, que Guimarães inaugurou o “TERM RES-HUB – Instituto Cidade de Guimarães”, no AvePark, uma Infraestrutura Científica para a Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa e o maior projeto do Roteiro Nacional de Infraestruturas Científicas Estratégicas.
A “nova casa” que a unidade orgânica I3Bs, da UMinho, tem agora à disposição para desenvolver a sua investigação, para além do financiamento resultante do Portugal 2020, teve ainda um investimento significativo do Município de Guimarães e da Universidade do Minho.
António Costa falou do exemplo da parceria da Universidade do Minho com a Bosch como inspiradora e relevou a aposta de Domingos Bragança na Ciência, decisiva para o desfecho que o Instituto Cidade de Guimarães veio a conhecer.
O edifício residencial “net-zero” é um investimento de aproximadamente 13,8 milhões de euros (ao qual acresce o valor do IVA), no âmbito do Programa Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES) apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). No total, este novo edifício estará equipado com 20 quartos individuais, 35 quartos duplos, 24 estúdios, 4 tipologia T0, 22 tipologia T1 e 5 tipologia T2, esperando-se a sua conclusão para o verão do ano em curso.