BRAGA -

BRAGA - -
Instituto Confúcio da UMinho realiza exames de Chinês

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Instituto Confúcio da Universidade do Minho (ICUM) promove a 23 de Fevereiro e a 11 de Maio, no campus de Gualtar, em Braga, exames oficiais de Língua Chinesa (HSK) e de oralidade de Língua Chinesa (HSKK). As duas datas para o exame permitem mais oportunidades aos interessados, que devem inscrever-se, respectivamente, até 23 de Janeiro e 9 de Abril, em www.chinesetest.cn.

A UMinho adiantou hoje que, “estas provas de habilitação da Língua Chinesa são as únicas reconhecidas internacionalmente e pelas autoridades oficiais chinesas”.

O ICUM foi a primeira instituição em Portugal a promover o HSK (Hanyu Shuiping Kaoshi) e faz exames até ao nível VI (equivale ao nível B2/C1 do Quadro Europeu de Avaliação de Línguas). Realiza também exames nos três níveis do HSKK (Hanyu Shuiping Kouyu Kaoshi). Os estudantes de cursos livres do ICUM, do Departamento de Estudos Asiáticos da UMinho ou do projecto Ensino de Chinês nas Escolas, tal como nos anos anteriores, “são desafiados a inscrever-se e a mostrar o nível elevado atingido na aprendizagem do Chinês”.

Estas provas são organizadas centralmente pelo Hanban – Gabinete Nacional de Divulgação da Língua Chinesa no Mundo, tutelado pelo Ministério da Educação da República Popular da China, dirigem-se a alunos que aprendem Chinês como língua estrangeira e adoptam critérios uniformes, sendo os diplomas válidos para todo o mundo.

EMPRESARIAL

Entretanto, o ICUM realiza a 23 de Fevereiro e 15 de Junho, no campus de Gualtar, exames oficiais de Língua Chinesa Empresarial (BCT, Business Chinese Test), nos níveis A e B. As inscrições estão abertas respectivamente até 23 de Janeiro e 14 de maio, também em www.chinesetest.cn e tuteladas pelo Hanban. As provas destinam-se a quem aprende o referido idioma como língua estrangeira, testando assim a habilidade em usá-lo em contexto empresarial real ou em questões de trabalho diárias.

O diploma obtido proporciona referências para empresas na selecção de candidatos, para escolas e instituições na organização das suas actividades e para alunos que pretendam avaliar-se a si próprios, como na UMinho sucede com os alunos da licenciatura de Línguas e Culturas Orientais e do mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial. Há mais detalhes em www.confucio.uminho.pt.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS