A inteligência artificial e o seu impacto nas organizações foi o mote para uma conferência que decorreu na Sala Polivalente da Unidade de Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas, em Guimarães. Ocorreu no dia em que a cidade ‘berço da Nação’ recebeu o prémio nacional António Almeida Henriques na Transformação Digital.
Um evento do programa do Mês da Economia, subordinado ao tema “Economia – Inovação & Fábrica do Futuro”, que juntou vários especialistas na área da Inteligência Artificial, bem como um conjunto de representantes de empresas que têm vindo a implementar processos de IA no seu processo industrial.
A abertura do evento esteve a cargo de Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, que colocou em cima da mesa o que, na sua perspetiva, são as ameaças e as oportunidades da Inteligência Artificial, a que se seguiu um painel, moderado por Pedro Arezes, presidente da Escola de Engenharia da UMinho, constituído por José Machado, do Algoritmi/LASI, Luís Carvalho, da Farfetch, Estela Bicho, da Universidade do Minho, e Miguel Moreira da Silva, da Wimmer.
No final, teve lugar um Pitch de empresas, com o título “Como utilizar IA para promover o meu negócio”, com a participação de Fortunato Frederico (Fly London), Hugo Lopes (Innovretail), Joel Alves (Sentinel), Beatriz Barateiro (Ubiwhere), Hugo Miranda (Adalberto) e Manuel Rodrigues (Algoritmi/LASI).